03/09/2013
Anns Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
O aluno poderá aprender como as negociações entre os países mais poderosos do mundo, ao vencerem a Segunda Guerra Mundial, estabeleceram uma divisão acordada entre eles de tal forma que criaram zonas de influência entre os diversos países, produzindo uma linha divisória marcada por ideologias, laços econômicos, influência cultural, produção bélica, e o chamado equilíbrio do terror entre as duas potências vencedoras da guerra: EUA e URSS. Poderão aprender, também, os traços fundamentais desta disputa que geraria, durante cerca de quarenta anos, dissídios, rusgas, debates e enfrentamentos militares em várias regiões do globo.
É necessário que os alunos saibam as razões e o desenvolvimento e término da Segunda Guerra Mundial, assim como as alianças que foram forjadas durante o conflito e quais suas bases. O aluno deve saber também sobre as bases do capitalismo e do socialismo (traços políticos, econômicos, culturais e bélicos) e suas diferenças fundamentais.
DESENVOLVIMENTO
1ª. AULA
INTRODUÇÃO
O professor deverá iniciar a aula com uma breve introdução sobre a Segunda Guerra Mundial, de forma a recuperar conteúdos já estudados pelos alunos. Deverá ressaltar os aspectos políticos e ideológicos desse conflito, a fim de clarear e indicar o caminho que será percorrido no decorrer do estudo do tema. O professor deverá mostrar imagens do conflito que recuperem a memória dos alunos para facilitar a introdução do tema. Por fim, o professor deverá traçar as linhas básicas do que se entende por ideologia e o seu papel nas relações humanas.
Imagem 1
Tanques alemães avançam no deserto, na campanha militar no Norte da África.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra2.jpg
Imagem 2
Paraquedistas aliados durante operação militar na Segunda Guerra Mundial.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra8.jpg
Imagem 3
Desembarque aliado na Normandia, França, 6 de junho de 1944.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra4.jpg
Imagem 4
Bomba atômica explodindo sobre a cidade japonesa de Nagasaki, em 1945.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra5.jpg
Após a introdução do professor, em um primeiro momento, todos os alunos, individualmente, irão debruçar-se sobre a temática em geral. É importante que os alunos contextualizem o período, apreendendo-o de diferentes maneiras e considerando tanto discursos imagéticos – como fotografias – quanto textuais, de forma a recuperar os conteúdos já estudados. Após a consulta em sites sobre o tema, o professor deverá reunir a turma e dar início à discussão entre todos os alunos, de forma a uniformizar o conteúdo entre os alunos.
Para tanto, a sugestão de sites para consulta do tema segue abaixo:
- http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/
- http://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/
- http://www.brasilescola.com/historiag/segunda-guerra-mundial.htm
2ª. AULA
Após a pesquisa e a discussão da aula anterior, o professor agrupará os alunos em sete grupos que pesquisarão os temas abaixo. O professor deve lembrar aos alunos que devem também coletar imagens e reservá-las para atividade futura
1º. Grupo: “O que é ideologia”.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ideologia.htm
http://www.significados.com.br/ideologia/
http://www.brasilescola.com/filosofia/ideologia.htm
2º. Grupo: “O que é Socialismo”.
Sites:
http://www.significados.com.br/socialismo/
http://www.suapesquisa.com/geografia/socialismo/
http://www.brasilescola.com/geografia/as-caracteristicas-socialismo.htm
3º. Grupo: “O que é Capitalismo”.
Sites:
http://www.brasilescola.com/geografia/principais-diferencas-entre-capitalismo-socialismo.htm
http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/
4º. Grupo: “Principais diferenças entre Socialismo e Capitalismo”.
Sites:
http://www.brasilescola.com/geografia/principais-diferencas-entre-capitalismo-socialismo.htm
5º. Grupo: “Tratados Pós-Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU”.
Sites:
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/tratados-segunda-guerra-mundial.htm
http://www.suapesquisa.com/geografia/onu.htm
http://www.brasilescola.com/historiag/onu1.htm
6º. Grupo: “Guerra Fria”.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/GUERRAFRIA/
http://www.infoescola.com/historia/guerra-fria/
http://www.significados.com.br/guerra-fria/
7º. Grupo: “Descolonização Afro-Asiática e a formação do Terceiro Mundo”.
Sites:
http://www.coladaweb.com/historia/descolonizacao-da-asia-e-da-africa
http://www.slideshare.net/almizim/o-terceiro-mundo
http://www.brasilescola.com/historiag/descolonizacao-afroasiatica.htm
Seguem as sugestões de sites de pesquisa a ser realizada em aproximadamente 20 minutos da aula. Os alunos produzirão um relatório de pesquisa a ser entregue ao professor ao final da aula para futura avaliação.
Após 20 minutos dedicados à atividade anterior, o professor deverá reunir os alunos em uma roda para a apresentação do relatório de pesquisa e discussão entre todos os alunos.
Nos 10 minutos finais, os alunos produzirão outro relatório sobre a discussão em sala, uniformizando os conteúdos discutidos até agora, para também ser entregue ao professor ao final da aula para futura avaliação.
3ª. AULA
Os alunos retomarão os grupos da aula anterior e, com base nos relatórios apresentados, produzirão um trabalho final com o tema: “As consequências da Segunda Guerra Mundial e suas implicações políticas, econômicas e militares”, para futura avaliação.
4ª AULA
Os alunos retomarão os grupos da 1ª aula e com base nos relatórios apresentados em sala, no trabalho final e nas imagens coletadas em aulas anteriores produzirão um folder com as diretrizes básicas do tema pesquisado na primeira aula. Este folder deve ser divulgado da forma possível oferecida pela escola: ou em local apropriado ou, se não houver nas paredes dos corredores da escola. Como forma de auxiliar à esta atividade o Portal do Professore oferece a ferramenta http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html -
Além dos trabalhos escritos entregues ao professor e da confecção do folder, nos quais serão avaliados a pertinência, acuidade, consistência e coerência das interpretações históricas, serão avaliadas também a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!