Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As consequências geopolíticas da Segunda Guerra Mundial

 

03/09/2013

Autor e Coautor(es)
LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anns Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender como as negociações entre os países mais poderosos do mundo, ao vencerem a Segunda Guerra Mundial, estabeleceram uma divisão acordada entre eles de tal forma que criaram zonas de influência entre os diversos países, produzindo uma linha divisória marcada por ideologias, laços econômicos, influência cultural, produção bélica, e o chamado equilíbrio do terror entre as duas potências vencedoras da guerra: EUA e URSS. Poderão aprender, também, os traços fundamentais desta disputa que geraria, durante cerca de quarenta anos, dissídios, rusgas, debates e enfrentamentos militares em várias regiões do globo.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibam as razões e o desenvolvimento e término da Segunda Guerra Mundial, assim como as alianças que foram forjadas durante o conflito e quais suas bases. O aluno deve saber também sobre as bases do capitalismo e do socialismo (traços políticos, econômicos, culturais e bélicos) e suas diferenças fundamentais.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

1ª. AULA

 

INTRODUÇÃO

O professor deverá iniciar a aula com uma breve introdução sobre a Segunda Guerra Mundial, de forma a recuperar conteúdos já estudados pelos alunos. Deverá ressaltar os aspectos políticos e ideológicos desse conflito, a fim de clarear e indicar o caminho que será percorrido no decorrer do estudo do tema. O professor deverá mostrar imagens do conflito que recuperem a memória dos alunos para facilitar a introdução do tema. Por fim, o professor deverá traçar as linhas básicas do que se entende por ideologia e o seu papel nas relações humanas.

Imagem 1

 

tanques alemães

Tanques alemães avançam no deserto, na campanha militar no Norte da África.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra2.jpg

 

Imagem 2

PARAQUEDISTAS ALIADOS

Paraquedistas aliados durante operação militar na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra8.jpg

 

Imagem 3

Normandia

Desembarque aliado na Normandia, França, 6 de junho de 1944.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra4.jpg

Imagem 4

bomba atômica

Bomba atômica explodindo sobre a cidade japonesa de Nagasaki, em 1945.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra5.jpg

 

Após a introdução do professor, em um primeiro momento, todos os alunos, individualmente, irão debruçar-se sobre a temática em geral. É importante que os alunos contextualizem o período, apreendendo-o de diferentes maneiras e considerando tanto discursos imagéticos – como fotografias – quanto textuais, de forma a recuperar os conteúdos já estudados. Após a consulta em sites sobre o tema, o professor deverá reunir a turma e dar início à discussão entre todos os alunos, de forma a uniformizar o conteúdo entre os alunos.

Para tanto, a sugestão de sites para consulta do tema segue abaixo:

 

- http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

- http://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/

- http://www.brasilescola.com/historiag/segunda-guerra-mundial.htm

 

2ª. AULA

Após a pesquisa e a discussão da aula anterior, o professor agrupará os alunos em sete grupos que pesquisarão os temas abaixo. O professor deve lembrar aos alunos que devem também coletar imagens e reservá-las para atividade futura

1º. Grupo: “O que é ideologia”.

Sites:

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ideologia.htm

http://www.significados.com.br/ideologia/

http://www.brasilescola.com/filosofia/ideologia.htm

 

2º. Grupo: “O que é Socialismo”.

Sites:

http://www.significados.com.br/socialismo/

http://www.suapesquisa.com/geografia/socialismo/

http://www.brasilescola.com/geografia/as-caracteristicas-socialismo.htm

 

3º. Grupo: “O que é Capitalismo”.

Sites:

http://www.brasilescola.com/geografia/principais-diferencas-entre-capitalismo-socialismo.htm

http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/

 

4º. Grupo: “Principais diferenças entre Socialismo e Capitalismo”.

Sites:

http://www.brasilescola.com/geografia/principais-diferencas-entre-capitalismo-socialismo.htm

 

5º. Grupo: “Tratados Pós-Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU”.

Sites:

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/tratados-segunda-guerra-mundial.htm

http://www.suapesquisa.com/geografia/onu.htm

http://www.brasilescola.com/historiag/onu1.htm

 

6º. Grupo: “Guerra Fria”.

Sites:

http://www.suapesquisa.com/GUERRAFRIA/

http://www.infoescola.com/historia/guerra-fria/

http://www.significados.com.br/guerra-fria/

 

7º. Grupo: “Descolonização Afro-Asiática e a formação do Terceiro Mundo”.

Sites:

http://www.coladaweb.com/historia/descolonizacao-da-asia-e-da-africa

http://www.slideshare.net/almizim/o-terceiro-mundo

http://www.brasilescola.com/historiag/descolonizacao-afroasiatica.htm

Seguem as sugestões de sites de pesquisa a ser realizada em aproximadamente 20 minutos da aula. Os alunos produzirão um relatório de pesquisa a ser entregue ao professor ao final da aula para futura avaliação.

Após 20 minutos dedicados à atividade anterior, o professor deverá reunir os alunos em uma roda para a apresentação do relatório de pesquisa e discussão entre todos os alunos.

Nos 10 minutos finais, os alunos produzirão outro relatório sobre a discussão em sala, uniformizando os conteúdos discutidos até agora, para também ser entregue ao professor ao final da aula para futura avaliação.

 

3ª. AULA

Os alunos retomarão os grupos da aula anterior e, com base nos relatórios apresentados, produzirão um trabalho final com o tema: “As consequências da Segunda Guerra Mundial e suas implicações políticas, econômicas e militares”, para futura avaliação.

 

4ª AULA

Os alunos retomarão os grupos da 1ª aula e com base nos relatórios apresentados em sala, no trabalho final e nas imagens coletadas em aulas anteriores produzirão um folder com as diretrizes básicas do tema pesquisado na primeira aula. Este folder deve ser divulgado da forma possível oferecida pela escola: ou em local apropriado ou, se não houver nas paredes dos corredores da escola. Como forma de  auxiliar à esta atividade o Portal do Professore oferece a ferramenta  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html -

Recursos Complementares
Avaliação

Além dos trabalhos escritos entregues ao professor e da confecção do folder, nos quais serão avaliados a pertinência, acuidade, consistência e coerência das interpretações históricas, serão avaliadas também a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.